Harmonia Cromática

Tecnicamente, harmonia cromática é o resultado do equilíbrio entre cor dominante (que possui a maior extensão na composição), a cor tônica (coloração vibrante que dá tom ao conjunto) e a cor intermediária (meio termo entre a dominante e a tônica).

Todas as cores podem ser combinadas, o que não significa que o resultado será harmônico. Para que isso ocorra, deve-se buscar o resultado que proporcione maior conforto visual, arranjando as cores como um músico faz com as notas musicais. Daí, então, a semelhança terminológica entre a teoria musical e a cromática.

O estudo da harmonia não deve ser entendido como um limitador, e sim como um aliado que fornece o conhecimento necessário para obter resultados melhores e até mesmo inusitados.

 

TIPOS DE HARMONIAS

1) Harmonia Monocromática
Utiliza-se apenas de um matiz e sua variação de luminosidade

 

 

 

2) Harmonia complementar ou de contraste
Também conhecido como parelha, é formada por uma díade de complementares. Graficamente, é representada pelas cores situadas no diâmetro do círculo cromático.

 

 

 

3) Harmonia Triádica
É a tríade obtida por um triângulo equilátero inserido no círculo cromático. Dentre as tríades, a formada pelas cores primárias será mais forte.

É possível também obter uma tríade a partir de um triângulo isósceles, deslocando as cores da base do triângulo para uma cor adjacente.

 

 

 

4) Harmonia Quadrática
Formada por tétrades que definem um quadrado formado pela união de duas díades perpendiculares entre si. Também é possível fazer uma tétrade a partir de um retângulo formado por duas díades a 60⁰ entre si.

 

 

 

5) Harmonia Derivada
São combinações derivadas das citadas anteriormente, como o hexágono formado por duas tríades perpendiculares e o octógono formado por duas tétrades perpendiculares

 

 

 

6) Harmonia análoga
Obtida através de cores vizinhas no círculo cromático

 

 

 

7) Harmonia por saturação
É a soma de uma única cor às demais usadas, criando uma composição onde todas as cores são saturadas pela mesma cor. No exemplo abaixo o círculo cromático foi saturado com laranja.

 

 

 

***

Publicado originalmente no portal “Fotografar, Vender, Viajar”, em 19/04/2009

Deixe um comentário